Apresentação em Inglês

10 dicas para apresentação em inglês

 

Apresentação em Inglês
Foto de Campaign Creators na Unsplash

Reunião marcada, apresentação em inglês. E agora? Melhorar as habilidades para apresentar em inglês é fundamental para os desafios que surgem na vida. Neste guia, separei 10 dicas práticas que o ajudarão a aprimorar sua performance durante apresentações em inglês, permitindo que você consiga aperfeiçoar o idioma e mandar muito na hora da apresentação. 

Confere só:

Pratique (muito) antes de apresentar:

A prática é a base para o aprimoramento de qualquer habilidade. Com apresentações em inglês não é muito diferente. Reserve tempo para praticar suas falas, tanto sozinho quanto com amigos ou colegas, para ganhar confiança e fluência. Quanto mais você se exercitar e tentar, melhor será sua capacidade de se expressar de forma clara e eficaz.

Além disso, praticar oratória através de apresentações inspiradoras de comunicadores como Steve Jobs, Abraham Lincoln, Nelson Mandela e Martin Luther King, ajuda a  aprimorar sua própria habilidade de falar em público. No Brasil, vale a pena conhecer algumas apresentações do Mário Sérgio Cortella, que tem um jeito único e cativante de comunicar:



Ao praticar a entonação, gestos e expressões faciais diante de um espelho ou compartilhando sua apresentação com amigos e familiares, você ganhará confiança e fluência na sua fala.

Conheça bem o seu público:

Antes da apresentação, pesquise e entenda quem será a audiência da sua apresentação. Conhecer suas origens, conhecimentos e experiências permitirá que você adapte sua mensagem para ser relevante e atraente. Uma ótima dica é buscar pelo perfil das pessoas no LinkedIn

Ao promover identificação com a sua audiência, você estabelece credibilidade para transmitir informações de maneira clara e fácil de lembrar. Portanto, a pesquisa e a adaptação à audiência não apenas aprimora sua apresentação, mas também estabelecem um vínculo, inclusive por meio da diferente pronúncia do inglês entre os países.

Use linguagem simples:

Quando mais simples, melhor! Busque por uma linguagem simples e acessível, adequada ao nível de compreensão de quem irá participar. Ao invés de tentar buscar frases mais complexas, busque facilitar a comunicação, evoluindo de acordo com a sua capacidade de desenvolvimento. Cada pessoa tem um ritmo diferente e o mais importante é cumprir o objetivo proposto pela sua apresentação.

Utilize apoio visual:

Recursos visuais, como slides, gráficos e imagens, são excelentes complementos para suas apresentações em inglês. Eles ajudam a ilustrar palavras-chave em inglês, tornando sua mensagem mais clara e fácil de lembrar. Procure usar recursos visuais que sejam realmente relevantes, visualmente atraentes e não sobrecarreguem quem está assistindo com informações excessivas. Utilizar tópicos e ferramentas como o Canvas, deixam tudo muito mais dinâmico.

Pratique a pronúncia do inglês:

Comunicar-se em inglês com confiança é crucial para garantir que sua mensagem seja entendida corretamente. Utilize ferramentas de áudio, como podcasts ou gravações de falantes nativos, para aprimorar sua dicção e a entonação. Você já conhece o TEDx? É uma ótima referência para buscar apresentações que podem ser usadas como referência.

Ah, procurar palavras-chave relacionadas à sua área de atuação pode ajudar a apresentar termos mais conhecidos na sua apresentação.

Controle a postura e gestos:

Uma postura confiante e gestos naturais complementam sua apresentação, transmitindo uma imagem de segurança e credibilidade. Mantenha uma postura ereta, sorria e use gestos de forma harmoniosa para enfatizar pontos importantes e manter o interesse da plateia.

Utilize histórias e exemplos:

Histórias envolventes e exemplos reais são recursos poderosos para prender a atenção da audiência e tornar sua apresentação mais memorável. Incorporar experiências pessoais ou casos de sucesso relacionados ao tema da apresentação ajudará a tornar sua mensagem mais autêntica e impactante.

Prepare-se para perguntas:

Antecipe possíveis perguntas da plateia e esteja preparado para respondê-las de forma clara e objetiva. Demonstre confiança ao lidar com questionamentos, pois isso reforçará sua expertise no assunto e transmitirá segurança para a audiência.

Peça feedback da apresentação em inglês:

Solicitar feedback construtivo após suas apresentações é uma forma eficiente de identificar pontos fortes e fracos que ainda podem ser desenvolvidos! Através do feedback sobre sua apresentação em inglês, você pode conseguir ir mais longe e aprimorar suas habilidades.

Lembre-se de que todo feedback é uma oportunidade de crescimento, e incorporar as oportunidades de melhoria em suas apresentações é muito importante.

Persista no aprendizado:

O aprimoramento contínuo é fundamental e necessário. Mantenha a persistência e o comprometimento com o desenvolvimento constante de suas habilidades de apresentação em inglês. Não tenha medo de tentar! Com dedicação, você conquistará sucesso profissional e se destacará em um contexto internacional.

Com essas dicas, você está pronto para dominar a arte da apresentação em inglês! Lembre-se de usar recursos visuais impactantes para ser um apresentador excepcional. Ao dominar essas técnicas, você estará confiante para comunicar suas ideias de forma clara e eficaz, conquistando o sucesso profissional em um contexto internacional.

Agora, é sua vez de se destacar em cada apresentação em inglês, cativando e impressionando aqueles que o ouvem. Curtiu? Confira mais dos nossos posts!

 

Ao conversar com uma pessoa numa língua que ela entenda você está apenas se comunicando. Ao conversar com ela em sua língua nativa você está falando ao coração dela.

Nelson Mandela